A CAPOEIRA REGIONAL A Capoeira Regional é uma Manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba ). Ele utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque . A Capoeira Angola é uma manifestação primitiva que nasceu da necessidade de libertação de um povo escravizado, oprimido, sofrido e revoltado. Podemos Considera-la a mãe da Capoeira Regional O Batuque, é uma luta braba, violenta, onde o objetivo era jogar o adversário no chão usando apenas as pernas. MESTRE BIMBA DISSE " EM 1928 EU CRIEI,COMPLETA, A REGIONAL, QUE É O BATUQUE MISTURADO COM A ANGOLA, COM MAIS GOLPES, UMA VERDADEIRA LUTA, BOA PARA O FÍSICO E PARA A MENTE ". Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba), nasceu em 23 de novembro de 1900, no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, Bahia, filho de Luís Cândido Machado,famoso campeão baiano de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim. Foi carvoeiro, doqueiro, trapicheiro, carpinteiro, mais principalmente capoeirista, MESTRE DE CAPOEIRA, condição esta adquirida por reconhecimento popular e pelo respeito da sociedade, numa época em que a perseguição as manifestações da cultura negra era muito intensa e perversa. Muniz Sodré, Ex-aluno se refere ao Mestre dizendo " foi uma das ultimas grandes figuras do que se poderia chamar de ciclo heróico dos negros da Bahia ". Somente aos 12 anos de idade, Bimba o caçula de Dona Martinha, iniciou-se na Capoeira,na Estrada das Boiadas, hoje bairro da Liberdade. Seu Mestre foi o africano Bentinho,Capitão da Companhia de Navegação Baiana. As características principais da Capoeira Regional são: Exame de Admissão Seqüência de Ensino de Mestre Bimba Sequência da Cintura Desprezada Batizado Esquenta Banho Formatura Iúna Curso de Especialização Músicas Principais Mestres Publicações 1 - Exame de Admissão : consistia de três exercícios básicos, cocorinha, queda de rins e deslocamento ( ponte ), com a finalidade de verificar a flexibilidade, força e equilíbrio do iniciante. Em seguida a aula de coordenação onde o aluno aprendia a gingar auxiliado pelo Mestre Bimba. Para ensinar a ginga, Mestre Bimba convidava o aluno para o centro da sala e frente a frente pegava-o pelas mãos e ensinava primeiramente os movimentos das pernas e a colocação exata dos pés, e em seguida realizava o movimento completo em coordenação com os braços. Este momento era importantíssimo para o iniciante pois lhe transmitia coragem e segurança. Acordeon Ex-aluno do Mestre poeticamente diz " ... ELE ERA FORTE NA ALMA TINHA UMA FACA NO OLHAR QUE CORTAVA A GENTE DE CIMA A BAIXO QUANDO ESTAVA A ENSINAR...". 2 - Seqüência de Ensino de Mestre Bimba: O Mestre criou o primeiro método de ensino da capoeira, que consta de uma seqüência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, podendo ser ministrada para os iniciantes na forma simplificada, o que permite que os alunos aprendam jogando com uma forte motivação e segurança. Jair Moura, Ex-aluno explica " esta seqüência é uma série de exercícios físicos completos e organizados em um número de lições práticas e eficientes, a fim de que o principiante em Capoeira, dentro de um menor espaço de tempo possível, se convença do valor da luta, como um sistema de ataque e defesa ". A seqüência original completa de ensino é formada com 17 golpes, onde cada aluno executa 154 movimentos e a dupla 308, o que desenvolve sobremaneira o condicionamento físico e a habilidade motora específica dos praticantes. Os golpes integrantes da Seqüência são: Aú Armada Arrastão Bênção Cocorinha Cabeçada Godeme Galopante Giro Joelhada Martelo Meia Lua de Compasso Queixada Negativa Palma Meia Lua de Frente Rolê 3 - Cintura Desprezada é uma seqüência de golpes ligados e balões, também conhecidos como Movimentos de Projeção da Capoeira, onde o capoeirista projeta o companheiro,que deverá cair em pé ou agachado jamais sentado. Tem o objetivo de desenvolver a auto-confiança, o senso de cooperação, responsabilidade, agilidade e destreza. Os golpe que fazem parte desta seqüência são: CINTURA DESPREZADA Aú,Balão de lado ,Tesoura de costas Balão cinturado ,Apanhada Gravata alta 4 - Batizado é um momento de grande significado para o aluno, depois de ter aprendido toda a seqüência, encontra-se apto para jogar pela primeira vez na roda. Itapoan,Ex-aluno retrata o Batizado da seguinte maneira: "O Batizado consistia em colocar em cada calouro um "Nome de Guerra": o tipo físico, o bairro onde morava, a profissão, o modo de se vestir, atitudes, um dom artístico qualquer, serviam de subsídios para o apelido". Fred Abreu referindo-se ao batizado, cita que na intimidade da Academia de Mestre Bimba ele assim se dizia "Você hoje vai entrar no aço". Desta maneira o Mestre avisava ao calouro que chegou a hora do seu batizado, era um momento de grande emoção,pois tratava-se de jogar capoeira pela primeira vez na roda amimada pelo berimbau. Para este jogo era escolhido um formado ou um aluno mais velho da Academia que estivesse na aula, que como padrinho incentivava ao afilhado a jogar ( soltar o jogo ), e após o jogo oMestre no centro da roda levantava a mão do aluno e então era dado um apelido "Nome de Guerra" com o qual passaria a ser conhecido na capoeira. 5 - Esquenta Banho - Segundo Itapoan o "esquenta banho" originou-se da necessidade dos alunos de se manterem aquecidos "esquentados"...". Logo após o termino da aula todos os praticantes corriam para o banheiro afim de tomarem uma chuverada, no entanto o banheiro da academia era pequeno com um só chuveiro com água fina, o que proporcionava um congestionamento e a inevitável fila. Para não esfriar o corpo, os alunos mais velhos, normalmente os formados tomavam a iniciativa e começava o "Esquenta Banho". Este era um momento fértil da aula, pois se tratava do espaço do aluno, também chamado de "Bumba Meu Boi"ou "Arranca Rabo" devido aos freqüentes desafios para o acerto de contas, como exemplo, descontar um golpe tomado durante a roda. Muitos formados aproveitavam para testar suas capacidades desafiando dois, três, ou mais adversários. Também era muito comum o utilizar esse momento para o treinamento de golpes difíceis e sofisticados como: vingativa, rasteira, banda de costa e etc. 6 - Formatura - A formatura era um dia todo espacial para o Mestre e seu alunos, um ritual com direito a paraninfo, orador, e madrinha, lenço de seda azul e medalha. A festa era realizada no Sítio Caruano no Nordeste de Amaralina na presença dos convidados e de toda a academia. Os formando vestidos todo de branco, usando basqueteira, atendiam o chamado do Mestre Bimba que solicitava a demonstração de golpes, seqüência, cintura desprezada, jogo de esquete (jogo combinado), em seguida a prova de fogo, o jogo com os formados, também chamado de "Tira Medalha", um verdadeiro desafio, onde os alunos formados antigos tentavam tirar a medalha dos formandos com o pé, e assim manchar a dignidade e roupa impecavelmente branca. Itapoan descreve com muita propriedade, "O objetivo do formado antigo era tirar com um golpe aplicado com o pé, a Medalha do peito do formando, caso isso acontecesse, o aluno deixava de formar, o que era um vexame!". Por isso o aluno jogava com todos os seus recursos, enfrentando um capoeirista malicioso e técnico até o momento que o Mestre apitasse para encerrar o jogo. Aí, o formando conferia se a medalha continuava presa ao peito, que alivio estava formado! Dando continuidade ao ritual de formatura acontecia as apresentações de maculelê, Samba de Roda, Samba Duro e Candomblé. 7 - Iúna - A Iúna é uma marca registrada da Capoeira Regional de Mestre Bimba, é um toque de berimbau criado pelo Mestre, que era tocado no final das aulas ou em eventos especiais, uma toque onde só os alunos formados tinham acesso a roda, com a obrigatoriedade de realizar um "jogo de floreio", bonito, criativo, curtido, malicioso e que deveria ter movimentos de projeção. Este jogo suscitava muita admiração e emoção. 8 - Curso de Especialização - Este era um curso secreto onde só poderia participar os alunos formados por Mestre Bimba. Tinha como objetivo o aprimoramento da capoeira, com uma ênfase para os ensinamentos de defesa e contra-ataque de golpes advindos de um adversário portando armas como: navalha, faca, canivete, porrete, facão e até armas de fogo. Sua duração era de três meses divididos em dois módulos, o primeiro com a duração de sessenta dias e era desenvolvido dentro da academia através de uma estratégia de ensino muito peculiar do Mestre. O segundo com duração de 30 dias e era realizada na Chapada do Rio Vermelho, tinha como conteúdo as "emboscadas", a qual Itapoan assim se refere "Uma verdadeira guerra, verdadeiro treinamento de guerrilha. Bimba colocava quatro a cinco alunos para pegar um de emboscada. O aluno que tivesse sozinho, tinha que lutar até quando pudesse e depois correr, saber correr, correr para o lugar certo". Ao final do curso o Mestre Bimba fazia uma festa aos moldes da formatura e entregava aos concluintes um "Lenço Vermelho" que correspondia a uma titulação de Graduação dos Formandos Especializados. 9 - Músicas - Podemos dividir em duas partes - a primeira referente aos toques de Berimbau, São Bento Grande, Santa Maria, Banguela, Amazonas, Cavalaria, Indalina e Iúna. A rigor cada toque tem um significado e representa um estilo de jogo. São Bento Grande é um toque que tem ritmo agressivo, indica um jogo alto com golpes aprimorados e bem objetivos, um "jogo duro". A Banguela é um toque que chama para um jogo compassado, curtido, malicioso e floreado. Cavalaria é o toque de aviso, chama a atenção dos capoeiristas que chegou estranhos na roda, outrora avisava da aproximação de policiais. Iúna é um toque especial para os alunos formados por Mestre Bimba, incita um jogo amistoso, curtido, malicioso e com a obrigatoriedade do esquete. Santa Maria, Amazonas e Idalina são toques de apresentação. A segunda referência é sobre as musicas - quadras e corrido. As quadras são pequenas ladainhas com versos composto de 4 a 6 linhas. O corrido são cantigas com frases curtas que é repetido pelo coro. Plasticamente a Capoeira Regional é identificada pelos golpes bem definidos, pernas esticadas, movimentos amplos, jogo alto e objetivo. 10 - Principais Mestres - Existem hoje muitos Mestres que se dedicam ao ensino da Capoeira Regional. Porém, vamos nomeá-los inicialmente os alunos de Mestre Bimba que estão atuando na Capoeira, seja ministrando aulas ou mesmo trabalhando com pesquisas e difusão da Capoeira Regional. Segue a relação nominal e os respectivos "nome de guerra" adquirido no batismo da capoeira. Raimundo César A. de Almeida - ( Itapoan ) Ângelo A. Decanio Filho ( Decanio ) Carlos Senna ( Senna ) Jair Moura ( Jair Pinico ) Augusto José Fascio Lopes ( Anzol ) Joseval Lima de Jesus ( Sacy ) Eziquiel Martins Marinho ( Eziquiel ) Esdras M. Santos ( Esdras ) Edvaldo Carneiro e Silva ( Camisa Roxa ) Ubirajara Guimarães Almeida ( Acordeon ) Edmundo Dante ( Cascavel ) Demerval dos Reis Machado ( Formiga ) Manuel N. Machado ( Nenél ) Jairo R. P. Banberg ( Angoleiro ) Muniz Sodré Cabral ( Americano ) Publicações sobre o assunto: Bimba - Perfil do Mestre - César Itapoan - 1982 A Saga de Mestre Bimba - César Itapoan - 1994 Atenilo O Relâmpago da Capoeira - César Itapoan - 1988 Capoeira Na Escola - Helio Carneiro de Campos ( Xaréu ) - 1990 Curso de Capoeira em 145 Figuras - Augusto Lopes ( Anzol ) - 1979 Capoeira Percurso - Carlos Senna - 1990 Curso de Capoeira Regional - Mestre Bimba A Herança de Mestre Bimba - Angelo Decanio - 1996 Cadernos de Cultura nº 01 - Jair Moura - 1979 Cadernos de Cultura nº 02 - Jair Moura - 1980 Mestre Bimba - A Crônica da Capoeiragem - Jair Moura - 1991 Discurso em Homenagem ao Mestre Bimba pelo Título de Doutor Honoris Causa "Post Mortem" pela UFBA - Helio Carneiro de Campos ( Xaréu ) - 1996 Discurso em Homenagem ao Mestre Bimba pelo Título de Doutor Honoris Causa "Post Mortem" pela UFBA. - Dermerval Machado ( Formiga )- 1996 Negaça - Boletim da Ginga Ass. de Capoeira nº 01,02,03 Jornal Muzenza - Edição Especial Mestre Bimba nº 12 de 1996 Conversando sobre Capoeira - Esdras M. Santos - 1996 Curso de Capoeira Regional - Mestre Bimba

 

A Vida

                                                      Mestre Bimba (Manuel dos Reis Machado) filho de Luiz Cândido Machado e Maria
                                                Martinha do Bonfim,  nasceu no bairro de Engenho Velho, freguesia de brotas, Salvador
                                                Bahia em 23 de novembro de 1900. Recebeu esse apelido devido a uma aposta que sua
                                                mãe fez com a parteira que o " aparou " .  Ao contrário do que a  Mãe achava, a parteira
                                                disse que iria nascer um menino, se fosse receberia o apelido de "Bimba" pôr se tratar, na
                                                Bahia, de um nome popular do órgão sexual masculino.

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                          A Prática

                                                Começou a praticar capoeira aos 12 anos de idade na estrada das Boiadas, hoje o Bairro
                                                Negro da Liberdade, com o africano Bentinho, capitão da navegação Baiana. Foi estivador
                                                durante 14 anos e começou a ensinar capoeira  aos 18 anos de idade no Bairro onde nasceu
                                                no "Clube União em Apuros". Até 1918 não existia academias como hoje e treinava-se nas
                                                esquinas, nas portas dos armazéns e até no meio do mato.

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                     O Surgimento da Regional

                                                Consideramos ineficaz e muito folclorizada a capoeira da época, devido ao fato de os
                                                movimentos eram extremamente disfarçados, mestre Bimba resolveu desenvolver um estilo
                                                de capoeira mais eficiente, inspirando-se no antigo "Batuque" (luta na qual seu pai era um
                                                grande lutador, considerado até um campeão) e acrescentando a sua própria criatividade,
                                                introduziu movimentos que ele julgava necessário para que a capoeira fosse mais eficaz.
                                                Então em 1928, mestre Bimba criou o que ele denominou "Capoeira Regional Baiana" por
                                                ser esta praticada única e exclusivamente em Salvador.

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               O Reconhecimento da Capoeira no Brasil

                                                A partir da década de 30, com a implantação do Estado Novo, o Brasil atravessou uma fase
                                               de grandes transformações políticas e culturais, onde os ideais nacionalistas e de modernização
                                               ficaram em evidência.Nesse contexto, surge a oportunidade de Mestre Bimba fazer com que o
                                               seu novo estilo de capoeira alcançasse as classes sociais mais privilegiadas.
                                               Em 1936 fez a 1º apresentação  do trabalho e no  ano seguinte foi  convidado pelo governador
                                               da Bahia,o General Juracy Magalhães, para fazer uma apresentação do palácio do governador
                                               onde estavam presentes autoridades e convidados, inclusive o presidente da época que gostou
                                               muito da apresentação.
                                               Dessa forma a capoeira é reconhecida como"Esporte Nacional" Mestre Bimba foi reconhecido
                                               pela Sec. Ed. Ass. Pública ao estado da Bahia como Professor de Educação física e sua
                                               academia foi a 1ª no Brasil reconhecida por Lei.

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                        A diferença

                                                O que faz com que Mestre Bimba se destacasse do demais capoeiristas de sua época, é que
                                                ele foi o  1º  a  desenvolver um sistema de ensino e a ensinar em recinto fechado. Além desse
                                                sistema , ele elaborou  técnicas  de  defesa Pessoal até mesmo  contra armas . Mestre Bimba
                                                preocupava-se demais com a imagem da  Capoeira, não permitindo  treinar  em sua academia
                                                aqueles que não trabalhavam nem estudavam.

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                        A Morte

                                                                               Em 1973, Mestre Bimba, por motivos financeiros, deixou a Bahia, sob
                                                acusação de que os "Poderes Públicos" Jamais haviam o ajudado. Faleceu em Fevereiro de
                                                1974 em Goiânia, vítima de um derrame cerebral.

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                                                         Antigo Método de Treinamento de Bimba

                                               

                                                  Mestre Bimba desenvolveu o 1º método de ensino que vemos a seguir como ele funcionava:

                                                 • Exame de admissão

                                                  Dizia-se que em outros tempos, Mestre Bimba aplicava uma "Gravata" no pescoço do
                                                  indivíduo que quisesse treinar e dizia "Agüenta ai sem chiar", Se agüentasse o tempo que
                                                  ele mesmo determinava estaria matriculado. Mestre Bimba justificava esse critério dizendo
                                                  que só queria macho em sua academia. Mais tarde mudou os critérios, Submetendo o
                                                  Candidato a fazer alguns movimentos para que ele pudesse avaliar se o pretendente tinha
                                                  condição ou não para praticar a capoeira regional. A próxima fase seria aprender a
                                                  "Seqüência de Ensino".

                                                 • O Aprendizado

                                                  O aluno nesse fase aprendia o que se chamava "Seqüência de Ensino" que eram as oito
                                                  seqüências de movimentos de ataque, esquivas e contra ataque destinadas somente aos
                                                  iniciantes, simulando as situações mais comuns que o aluno enfrentaria durante o jogo de
                                                  capoeira.

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            Observação:

                                                Esse foi o 1º método de ensino criado para ensinas alguém a jogar capoeira e o calouro
                                                treinava essas seqüências em  duplas sem o acompanhamento dos instrumentos. Quando
                                                estas estivessem bem decoradas o Mestre dizia: "Amanha você vai entrar no aço, no aço
                                                do Berimbau".

                                                Era comum naquele tempo dizerem que o capoeirista quando agarrado, não tinha como
                                                reagir.  Então mestre Bimba, com sua criatividade ensinava seus alunos quais eram as
                                                melhores saídas.Todos esses ensinamentos faziam com que o método de mestre Bimba
                                                fosse incomparável e esse treinamento durava cerca de 3 meses só então é que o aluno
                                                seria batizado.

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                        O Batizado

                                                O batizado era quando o aluno jogava pela 1ª vez na roda com o acompanhamento dos
                                                instrumentos que era formado por 1 berimbau e 2 pandeiros. O mestre escolhia o formado
                                                que jogaria com o calouro e então tocava o toque que caracteriza a capoeira regional, para
                                                isso o calouro era colocado no centro da roda para que o formado ou o próprio mestre
                                                desse um apelido a ele. Escolhido o "nome de guerra" todos aplaudiam e então o mestre
                                                mandava o calouro pedir a  "Benção" do padrinho, e ao estender a mão para o formado
                                                que o batizou, receberia uma "Benção"(Golpe frontal dado com a parte inferior do pé
                                                empurrando o adversário na altura do peito) que o jogava no chão.

                                                Era necessários pelo menos, 6 meses de treino para se formar na Capoeira Regional. O
                                                exame era realizado em 4 domingos seguidos, no Nordeste de Amaralina, academia do
                                                mestre, os alunos a serem examinados eram escolhidos por ele. Durante 4 dias os alunos
                                                eram submetidos a algumas situações onde teriam que mostrar os valores adquiridos
                                                durante a fase de aprendizado, como por exemplo: força, reflexo, flexibilidade e etc. No
                                                último domingo é que o mestre dizia quem havia sido aprovado e então ensinava novos
                                                golpes e também marcava o dia da formatura.

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                        A Formatura

                                                A cerimônia iniciava com uma roda de formados antigos para que as madrinhas e os
                                                convidados pudessem ver o que era a Capoeira Regional. Mestre Bimba ficava ao lado
                                                do som, que era formado por 1 Berimbau e 2 pandeiros, comandando a roda e cantando
                                                as músicas características da Regional.
                                                Terminada a roda, o mestre chamava o orador que geralmente era um formado mais antigo
                                                para falar um breve histórico da Capoeira Regional e do mestre.

                                                Após o histórico, o mestre entregava as medalhas aos paraninfos e os lenços azuis (Graduação
                                                dos Formados) as madrinhas.O paraninfos colocava a medalha ao lado esquerdo do peito do
                                                Formado e as madrinhas colocavam os lenços nos pescoços dos seus respectivos afilhados. A
                                                partir dai os formados demonstravam alguns movimentos a pedido do mestre para mostrar a
                                                sua competência, incluindo os movimentos de "cintura desprezada", "jogo de floreio" e o
                                                "escrete" que era o jogo combinado com o uso dos Balões.

                                                Para terminar, chegava a hora do "Tira-medalha" onde o recém formado jogava com um
                                                formado antigo que tentava tirar a sua medalha com qualquer golpe aplicado com o pé. Só
                                                então depois de passar por isso tudo é que o aluno poderia se considerar aluno formado de
                                                mestre Bimba, tendo direito até de jogar na roda quando o mestre estivesse tocando Iuna que
                                                é o toque (onde quem joga hoje são só os mestres) criado por ele para esse fim. A partir dai
                                                só restava o curso de especialização que veremos a seguir.

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                    O Curso de Especialização

                                                Tinha duração de 3 meses, sendo 2 na academia e 1 nas matas da Chapada do Rio Vermelho
                                                Tratava-se de um treinamento de guerrilha, onde aconteciam as emboscadas, armadilhas e
                                                etc., que consistia em submeter o formado a situações das mais difíceis, desde defender-se
                                                de 3 ou mais Capoeiristas, até defender-se de armas. Terminado o curso, o mestre fazia a
                                                mesma festa para os novos especializados, e estes recebiam o lenço vermelho a cor que
                                                representava a nova graduação. O aluno que se formava ou se especializava, tinha a o dever
                                                de pendurar um quadro com a foto mestre, do padrinho, do orador, e a própria foto.

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                          Conclusão

                                                Mestre Bimba realmente foi o grande "propulsor" da Capoeira no Brasil mas , muitos dos
                                                Métodos citados acima não são mais usados na verdade grande parte deles nao existe mais
                                                a muito tempo mas, foram muitos úteis. Para nós Capoeiristas só resta dizer: Muito obrigado
                                                ao Mestre Bimba.